A menopausa e a saúde do coração
As doenças cardiovasculares são pouco comuns nas mulheres abaixo dos 45 anos. Já naquelas acima de 60 anos, essas doenças já correspondem à maior causa de óbito em todo o mundo.
Vários fatores levam a este aumento da prevalência da doença arterial coronariana após a menopausa, como mudanças no metabolismo, levando a um aumento da prevalência de dislipidemia e de intolerância a glicose, além de disfunção vascular. Essas alterações se devem não só pela redução da produção de estrógeno endógeno, mas também por um aumento da dominância androgênica.
Inicialmente se achou que a terapia de reposição hormonal teria o papel de manter este efeito cardioprotetor do estrógeno endógeno, porém os estudos científicos demonstraram um aumento do risco de doenças cardiovasculares.
Portanto, mudanças no estilo de vida são importantes para a redução dos sintomas iniciais da menopausa e para a manutenção da saúde da mulher. Essas mudanças incluem manutenção do peso saudável, abandono do cigarro, ingestão adequada de cálcio e vitamina D, aumento da prática de exercícios físicos e redução do consumo de álcool e cafeína.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!