Síndrome Coronariana Crônica – SCC
A SCC é causada pelo crescimento da placa ateromatosa, obstruindo a luz do vaso, levando ao aparecimento de sintomas durante a atividade física. É o que chamamos de Angina Estável. Estes sintomas são causados pela má irrigação do músculo cardíaco durante a atividade física, quando a demanda de oxigênio é maior do que a oferta pela restrição ao fluxo sanguíneo, levando a uma isquemia miocárdica.
O sintoma mais comum é a angina, ou seja, dor torácica, opressão ou sensação de peso desencadeada por atividade física (quanto mais grave é a obstrução, menor é o esforço para o surgimento dos sintomas) ou por forte emoção, que melhoram dentro de alguns minutos com o repouso ou com o uso de medicamentos a base de nitrato, que dilatam as artérias coronárias e permitem um maior fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco. Em muitos casos, não há angina, e sim, dispneia (falta de ar). Em outros casos, não há sintoma algum e esta isquemia induzida pelo esforço só é detectada nos exames, como teste ergométrico, cintilografia miocárdica e ressonância magnética (isquemia silenciosa).
A isquemia miocárdica pode causar a um enfraquecimento do músculo cardíaco (miocardiopatia isquêmica), levando a sintomas de insuficiência cardíaca, como dispneia aos esforços, e nos casos mais graves, em repouso. Outra condição também causada pela isquemia é a arritmia cardíaca, que pode levar a palpitações, dispneia, síncope (desmaio) ou até mesmo a morte súbita.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!