Sala Híbrida

Multiplicidade de tecnologias em um só espaço, corroborando com a otimização da performance do sistema de saúde, tendo como base o “Triple Aim” em saúde: melhorar a experiência do indivíduo em relação à assistência (incluindo qualidade, segurança e satisfação) melhorar a saúde das populações e reduzir o custo per capita dos cuidados de saúde.

A Sala Híbrida da Rede Mater Dei de Saúde, instalada na Unidade Mater Dei Contorno, vem de encontro ao grande avanço no tratamento das doenças cardiovasculares nos últimos anos, onde cirurgiões cardíacos e vasculares vem buscando técnicas cirúrgicas menos invasivas e os procedimentos endovasculares se tornando cada vez mais complexos. Isso, em muito casos, tem levado à atuação conjunta de equipes de cirurgia convencional e de cardiologia intervencionista visando uma maior segurança e eficácia no tratamento dos pacientes, além de reduzir o tempo e, consequentemente, o custo do tratamento. Nesse cenário, surge a demanda por um espaço físico amplo e versátil, com estrutura capaz de realizar tanto procedimentos diagnósticos, quanto terapêuticos, seja por via convencional, seja por via endovascular, ou por ambas as técnicas associadas.

A sala híbrida insere a alta qualidade da imagem obtida no laboratório de intervenção cardiovascular dentro de um ambiente com condições ideais para uma cirurgia convencional. As principais especialidades que usufruem desse ambiente de trabalho são: cardiologia intervencionista, cirurgia cardíaca, radiologia intervencionista, cirurgia endovascular, neurorradiologia intervencionista, neurocirurgia e eletrofisiologia.

“O objetivo dessa sala é proporcionar mais conforto, segurança e qualidade em procedimentos diagnósticos e terapêuticos endovasculares em qualquer nível de complexidade, ou seja, desde um cateterismo cardíaco ou uma arteriografia até um implante percutâneo de valva aórtica ou uma embolização de um aneurisma cerebral”. explica o médico cardiologista intervencionista e coordenador da Sala Híbrida, Dr. Lucas Lodi.

No espaço é possível realizar procedimentos com alta qualidade de imagem, tendo ainda à disposição, dentro da sala, outros equipamentos diagnósticos auxiliares, como ecocardiografia, tomografia de coerência óptica intravascular – OCT – e fluxo de reserva fracionado – FFR. Estes aparelhos acessórios são conectados ao equipamento, inserindo a imagem em qualquer um dos 6 monitores (sendo um deles de 57”) estrategicamente posicionados na sala, trazendo uma melhor visualização das imagens, especialmente nos procedimentos mais complexos. Equipamentos como o OCT e o FFR auxiliam no diagnóstico e no tratamento da doença arterial coronária, reduzindo a realização de angioplastias coronárias desnecessárias e, consequentemente, o custo do tratamento.

A Sala Híbrida é revestida por módulos em aço inox, trazendo uma antissepsia mais adequada e uma maior facilidade de manutenção. Seu moderno equipamento de hemodinâmica, possui uma tecnologia que reduz em até 73% a radiação no ambiente em relação aos equipamentos tradicionais. Possui ainda uma rede de conectividade, com duas câmeras de vídeo em alta definição para transmissão simultânea do procedimento por videoconferência para qualquer lugar do mundo, bem como um sistema de áudio de última geração, proporcionando um ambiente mais agradável, mais relaxante e mais humanizado para o paciente. “Gosto de realizar os procedimentos ao som de Bach, Chopin e Vivaldi. Os pacientes tem aprovado a iniciativa”, comenta o médico. Acredito que a música ajuda a relaxar tanto o paciente, quanto a equipe assistente. Além da música ambiente, a sala possui um grande painel com uma paisagem de montanhas, bem como um sistema de iluminação que prioriza o conforto e o relaxamento do paciente durante o procedimento. Segundo o presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Dr. Henrique Salvador, o painel foi escolhido para que os mineiros se sentissem em casa, em alusão às montanhas de Minas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *