Revista Britânica divulga artigo de autoria de cardiologistas intervencionistas do Mater Dei

Em janeiro de 2016, a revista britânica Heart, um dos principais periódicos de cardiologia no mundo, publicou na versão online, o artigo de Revisão sobre valvuloplastia mitral. O texto tem a autoria dos médicos cardiologistas intervencionistas e da Rede Mater Dei de Saúde, Lucas Lodi e Guilherme Athayde.

Artigos de revisão são artigos de atualização sobre um determinado tema e são, na sua maioria, feitos sob encomenda, por meio de convites aos autores de referência em determinado assunto. “A intenção com o artigo não é mudar ou mostrar qualquer técnica nova, mas sim mostrar o que já existe de mais atual sobre o tema. Nosso grupo da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG trabalha em conjunto com um grupo da Harvard Medical School. Juntos, formamos uma das maiores casuísticas de valvoplastia mitral no mundo, com vários artigos já publicados. Esclarece Lucas Lodi, que também é coordenado da Sala Híbrida da Rede.

O médico explica que “a valvoplastia mitral percutânea é um dos tratamentos da estenose mitral, uma doença que atinge a valva mitral do coração. É causada, em sua grande maioria, pela doença reumática, que é uma patologia quase restrita a países em desenvolvimento, como o Brasil, sendo considerado um dos grandes problemas de saúde pública, levando a mais de um milhão de mortes prematuras anualmente no mundo”.

De acordo com Lucas Lodi, o procedimento já é realizado desde 1984, surgindo como alternativa à comissurotomia cirúrgica (cirurgia aberta), com o mesmo resultado a longo prazo, porém com uma menor morbidade.
Sala Híbrida:
Instalada no Mater Dei Contorno, a Sala Híbrida da Rede Mater Dei de Saúde vem ao encontro do grande avanço no tratamento das doenças cardiovasculares nos últimos anos, com técnicas cirúrgicas menos invasivas e os procedimentos endovasculares cada vez mais complexos. O que tem levado à atuação conjunta de equipes de cirurgia convencional e de cardiologia intervencionista visando uma maior segurança e eficácia no tratamento dos pacientes. Nesse cenário, a Sala oferece espaço físico amplo e versátil, com estrutura capaz de realizar tanto procedimentos diagnósticos, quanto terapêuticos, seja por via convencional, seja por via endovascular, ou por ambas as técnicas associadas.

A Sala Híbrida da Rede Mater Dei de Saúde insere a alta qualidade da imagem obtida no laboratório de intervenção cardiovascular dentro de um ambiente com condições ideais para uma cirurgia convencional. Saiba mais sobre a Sala Híbrida na Revista Mater Dei: http://scup.it/b7g5

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *