Implante Transcateter de Valva Aórtica (TAVI)

Com o aumento da expectativa de vida da população, tornam-se mais comuns as doenças próprias da faixa etária dos idosos, dentre as quais merecem ênfase as valvopatias degenerativas não reumáticas, notadamente a estenose aórtica, cuja prevalência em idosos com mais de 75 anos de idade tem sido estimada em 3 a 5%. Trata-se da valvopatia mais frequente entre os idosos, e, na sua forma grave, é associada a alta morbidade e letalidade. A estenose valvar aórtica é caracterizada pela obstrução da via de saída do ventrículo esquerdo, tendo como causa principal a calcificação gradual dos folhetos da valva aórtica, que limita a abertura valvar. As manifestações clínicas de estenose aórtica são: angina (dor torácica) aos esforços, tonteira ou síncope e dispneia (falta de ar).

Quando indicar?
A troca valvar cirúrgica ainda é o tratamento de escolha para os pacientes com estenose aórtica sintomática, porém em pacientes idosos e com múltiplas comorbidades, está indicado o implante transcateter (TAVI, do inglês transcatheter aortic valve implantation), que é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, que possibilita a restauração da função valvar aórtica através de um pequeno corte na virilha (via transfemoral), e através de um cateter, que navega desde a artéria femoral até o coração, a prótese é implantada. É essencial que a seleção e o tratamento dos pacientes sejam realizados por equipe multidisciplinar, também chamada de Heart Team, formada por cardiologistas intervencionistas, cirurgiões cardíacos, cardiologistas clínicos, anestesistas e intensivistas.

O primeiro procedimento de TAVI no mundo foi realizado em 2002 na França pelo professor Alain Cribier, e no Brasil em 2008. Desde então, um número considerável de pacientes já foi tratado. Contudo, apesar das evidências de segurança e eficácia, essa terapia será incorporada no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) apenas agora, em abril de 2021. Apesar de todo esse atraso, a novidade é motivo de muita comemoração. Uma vitória para os pacientes que necessitam do tratamento!

O TAVI deve ser realizado por médicos certificados e experientes, em hospitais com suporte cirúrgico cardíaco e vascular para o tratamento de possíveis complicações.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *