CATE por via Radial

O cateterismo pela via radial é relativamente recente e foi realizado pela primeira vez por Lucien Campeau, em 1989, e vem se difundindo em todo o mundo, tanto para procedimentos diagnósticos, quanto terapêuticos.

As vantagens dessa via de acesso incluem:
– Menores taxas de sangramento;
– Maior conforto para os pacientes;
– Deambulação mais precoce e menor tempo de hospitalização e menor custo hospitalar.

Por ser mais seguro, apresentar benefícios em relação à redução de complicações vasculares e apresentar menor tempo de repouso em leito hospitalar, o acesso radial se tornou a via preferencial na maioria dos serviços.
A curva de aprendizado é apontada como uma das limitações para a utilização da via radial. Tal fator está ligado as características do vaso, que é menos calibroso que a artéria femoral, as variações anatômicas e ao risco potencial de espasmo nessa artéria.
A técnica radial tem se mostrado superior à femoral em relação à qualidade de vida dos pacientes no período pós-procedimento e imediatamente após a alta, com maior mobilidade dos pacientes e menos queixas. Pacientes que se submetem a punção femoral relatam maiores desconfortos em relação à dor e ao mal-estar, quando comparados aos pacientes de punção radial.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *